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Como utilizar a tecnologia para fidelizar clientes


Para uma empresa crescer e ter capital para se desenvolver é importante que ela consiga ganhar cada vez mais espaço no mercado e aumentar as suas vendas.


Para isso, existente diversas técnicas de vendas e de captação de novos clientes para aumentar esses números, mas em determinado ponto ou dependendo do tipo de serviço oferecido, só as ações de prospecção de novas pessoas acabam não sendo tão eficiente além de demandar esforços muito grandes e constantes.


Assim, uma estratégia para garantir o desenvolvimento sustentável de um empreendimento é focar na fidelização de clientes, essa metodologia visa reter os consumidores que efetuaram uma compra no estabelecimento e os incentivar a realizar novas compras no futuro.


Uma vez que o cliente que fez uma compra já passou por todas as etapas de educação e agora conhece os diferenciais do local, os esforços para atrai-lo novamente, se o programa de fidelização estiver sendo bem executado, serão baixos.


Nessa linha, quando um cliente vai até uma loja, seja pela curiosidade de ser atraído pela vitrine ou já tendo algo de interesse em mente, as experiências que ele vive durante o tempo que ficar em contato com a marca contam muito para o resultado final.


Por exemplo, se a pessoa estiver em um ambiente no qual está se sentindo desconfortável com os vendedores que não saem de cima dela, não consegue encontrar aquilo que está procurando ou os preços estão acima do esperado, muito provavelmente um cenário como este está encaminhando para a insatisfação e que posteriormente o consumidor pode falar mal do estabelecimento para os outros, impactando em outras vendas no futuro.


Entretanto, se o cliente puder ter uma facilidade em buscar os seus produtos, da maneira como se sente mais confortável, conseguir descontos de acordo com as suas ações dentro da loja e não se sentir pressionado para realizar uma compra, é provável que ele passe por uma boa experiência dentro do estabelecimento, o que aumenta consideravelmente a chances dele realizar uma compra e assim que precisar adquirir algum outro item que esse mesmo local ofereça, irá cogitar em retornar e assim se tornar um cliente fidelizado.


Para criar um ambiente agradável ao consumidor como no segundo cenário, o estabelecimento pode fazer uso de tecnologias para modernizar o seu ambiente e facilitar todo o processo de compra.


Tecnologias atreladas a experiência de compra



Com a utilização de vitrines digitais, é possível usar estratégias de neuromarketing para reproduzir conteúdo dinâmicos para divulgar novos produtos e promoções no ponto de venda, com proposito de chamar a atenção daqueles que estão passando pelo local.


Ao entrarem na loja, após despertar a curiosidade desses novos clientes, eles podem ser guiados por telas sinalizadoras que indicam onde estão cada um dos produtos nas prateleiras, facilitando a sua busca e os poupando de ter que buscar vendedores para informar a localização de cada um dos itens de interesse.


Ainda dentro da loja, as pessoas podem navegar pelos itens e informações que desejar através de totens interativos ao toque que disponibilizam todas as informações necessárias além de possibilitar o ganho de benefícios, como cupons de desconto, o que estimula ainda mais a compra.


Por fim, depois de ter selecionados os produtos desejados, ao invés de passar um tempo em pé na fila de compra, com a tecnologia o consumidor pode efetuar o pagamento por essas mesmas telas interativas nas quais buscou as informações, o que traz uma enorme praticidade para o cliente.


Todas essas estratégias levantadas são maneiras de englobar a tecnologia em cada etapa do processo de vendas, desde o descobrimento até a compra, que visam primordialmente facilitar o processo e tornar o momento uma coisa ainda mais agradável para o consumidor.


O mercado cada vez mais competitivo


O mercado atualmente está passando por grandes transformações, o comércio online ganhou muita força no período de pandemia e além disso, com a retomada aos poucos do comércio físico, é esperado que surjam cada vez mais empreendimentos. Por isso, é muito importante buscar maneiras de se diferencias e se destacar dos concorrentes, para atrair mais pessoas e fidelizar os consumidores.


Clientes fidelizados se tornam embaixadores da marca, ou seja, eles irão divulgar para outras pessoas os benefícios de comprar em um determinado local e vão recomendar para os outros sempre que for possível, o que atrai novas pessoas para a loja e facilita também o processo de venda para novos clientes.


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