Estamos na era da experiência do cliente, mais do que nunca as interações que os usuários tem com uma loja são fatores determinantes para a escolha se vão ou não efetuar a compra. Assim, a relação que é desenvolvida com a marca acaba sendo, em diversos momentos, mais relevante que o produto ou serviço em si que é ofertado por ela.
O consumidor sente a melhoria no seu relacionamento com um empreendimento a partir da facilitação das suas interações com os canais de comunicação voltados para o seu atendimento. Portanto, as empresas que tem um foco em melhorar os pontos de contato com seus consumidores, o que está atrelado também a jornada de compra, são as que possuem um experiência do cliente bem mais desenvolvida e por consequência ganham grandes diferenciais competitivos perante seus concorrentes que não trabalham com essa estratégia.
Visto que essas melhorias estão diretamente atreladas a implementação da tecnologia no ponto de venda, nós separamos algumas dicas para inovar no ponto de venda e assim, contribuir com a atração e fidelização dos consumidores do empreendimento.
Vitrine Digital
90% de toda informação que é processada pelo nosso cérebro é visual. Dessa forma, um plano de ação muito relevante para as lojas é começar a trabalhar a experiência do usuário antes mesmo dele entrar no estabelecimento.
A sinalização digital que realiza essa função da maneira mais assertiva é a vitrine digital, ela fica exposta para a parte externa, onde as pessoas estão de passagem e assim consegue atrair a atenção com seus conteúdos visuais, dinâmicos e com brilho otimizado, o que incentiva os consumidores a entrarem na loja para conhecer mais dos produtos ou das promoções que viram através dos anúncios.
Totem Interativo
Quando o cliente entra no ponto de venda ele provavelmente fica em contato com uma vasta variação de produtos com diversas características e preços, muitas vezes, se ele ainda não conhece a marca, essa variação de informações acaba sendo passada de maneira confuso para o consumidor, que não consegue assimilar todas as informações e acaba deixando de conhecer alguns produtos que poderiam ser do seu interesse.
Dessa forma, para melhorar a sua experiência é possível utilizar totens interativos, nos quais o usuário pode navegar para conhecer todos os produtos e as suas diferentes classificações, sendo possível também oferecer descontos ou promoções para incentiva-lo a efetuar a compra.
Testeiras Digitais
Após o usuário tomar conhecimento dos produtos disponíveis na loja ele buscará por alguns em específico que mais lhe despertaram o interesse, assim para facilitar sua busca, a loja pode utilizar testeiras digitais para comunicar onde se localiza cada uma das categorias e assim otimizar o tempo de cliente, o que o faz ir diretamente para o local desejado sem correr o risco de se perder ou ter dificuldades de encontrar a sessão correta.
Pontas de Gôndolas Digitais
Durante o deslocamento do cliente dentro da loja, uma ótima maneira de chamar a sua atenção para novidades ou promoções é por meio de pontas de gondolas digitais, essa localização dentro do ponto de venda é extremamente eficiente, já que é possível customiza-la de acordo com as especificações da loja para ter designs atrativos e que podem ser interativos com os usuários, despertando neles a curiosidade de querer conhecer os produtos que estão ali amostrados.
Display interativo nos caixas
Após o cliente ter tido interações customizadas com os produtos enquanto andava pela loja, chegou a hora de efetuar sua compra. Nesse momento, ainda é possível que o empreendimento continue investindo na experiencia do usuário, com a utilização de displays interativos nos caixas o empreendimento consegue atrair a atenção do usuário para técnicas de vendas upsell ou até mesmo sistemas de autoatendimento para que seu tempo seja otimizado e não tenha que esperar em uma fila.
Além disso o display interativo pode ser utilizado na saída das lojas para efetuar pesquisas de satisfação para entender como seus clientes se sentiram dentro do empreendimento e assim buscar constantemente maneiras de melhorar as suas experiências através destes feedbacks.
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