A pandemia instalada pelo Covid-19 trouxe grandes mudanças no mercado, ela protagonizou o fechamento de diversas lojas ao redor do mundo e forçou outras várias a passarem por grandes transformações na maneira como disponibilizavam seus produtos e interagiam com os seus consumidores.
Dessa forma, para contornar os impactos instalados pelo vírus e maximizar a segurança de todos os colaboradores e consumidores que estão dentro das lojas grandes marcas estão se tornando protagonistas em inovação e investiram em maneiras de trazer a tecnologia para dentro dos seus pontos de venda, fazendo com que o digital ganha cada vez mais espaço no mercado.
Um dos segmentos de mercado que mais foi impactado com essas inovações foi o de beleza, esse segmento é o líder no setor de franquias no Brasil e o quarto maior do mundo. Tradicionalmente ele era conhecido pelo teste dos produtos na pele dos consumidores para avaliar o desemprenho e as características de cada um. Entretanto, em um cenário em que o distanciamento social e a higiene se fazem muito importantes, essa metodologia acaba infligindo as novas necessidades básicas nas interações sociais.
Experiência de compra interativa
Uma solução que veio para solucionar os problemas apontados é a realidade aumentada no de teste dos produtos pelos consumidores. Essa tecnologia consiste em juntar a reprodução por vídeo do usuário com filtros especiais de sobreposição digital da mercadoria, ou seja, a pessoa consegue ver através de uma câmera como a maquiagem fica em seu rosto sem precisar usar de fato o produto.
Assim, além de toda preocupação com a higiene, é possível testar uma gama ainda maior de itens antes de realizar de fato a aquisição física, abrindo um leque muito maior para a assertividade em sua compra e uma melhora na qualidade de satisfação dos clientes com os matérias comprados.
“O nível de realismo de maquiagem, cílios postiços e tintura de cabelo virtuais é absurdamente alto, sendo praticamente impossível dizer se em um vídeo ou foto, os elementos aplicados no rosto da pessoa são reais ou não. Além disso, toda essa experimentação acontece em tempo real, e está disponível via web ou nas redes sociais, o que facilita muito o acesso e as integrações com plataformas de e-commerce”, disse Marcos Trinca, Head e XR da More Than Real.
Diversas marcas globais e com forte representatividade no segmento de beleza já estão utilizando essa tecnologia ao seu favor. A Sephora por exemplo, permite diversas interações em sua loja para os usuários testarem diversas combinações de produtos em sua pele.
O digital transforma o empreendimento
Além de toda a comodidade gerada para os consumidores, utilizar essa tecnologia é muito vantajoso para os empreendimentos, já que através dela eles conseguem obter grandes quantidades de dados a respeito do comportamento e gostos dos seus usuários, o que possibilita a marca tomar decisões cada vez mais estratégicas e assertivas com a criação de novos produtos de acordo com o que realmente seu público gosta e é atraído.
Os principais públicos atingidos são as gerações Y e Z, elas são caracterizadas por terem um contato desde o começo da vida com o digital, por isso, o contato com esses meios dentro de lojas são facilmente aceitos por eles. Em breve serão mais da metade do público consumidor de produtos, tonando mais que necessário a utilização de tecnologias para ter uma qualidade base em suas experiências de compras, portanto as empresas que já buscarem se adaptar as novas tendências terão um ganho de mercado muito significativo com o passar dos anos.
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