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5 formas de inovar na experiência dos clientes no seu ponto de venda


Estamos na era da experiência do cliente, mais do que nunca as interações que os usuários tem com uma loja são fatores determinantes para a escolha se vão ou não efetuar a compra. Assim, a relação que é desenvolvida com a marca acaba sendo, em diversos momentos, mais relevante que o produto ou serviço em si que é ofertado por ela.


O consumidor sente a melhoria no seu relacionamento com um empreendimento a partir da facilitação das suas interações com os canais de comunicação voltados para o seu atendimento. Portanto, as empresas que tem um foco em melhorar os pontos de contato com seus consumidores, o que está atrelado também a jornada de compra, são as que possuem um experiência do cliente bem mais desenvolvida e por consequência ganham grandes diferenciais competitivos perante seus concorrentes que não trabalham com essa estratégia.


Visto que essas melhorias estão diretamente atreladas a implementação da tecnologia no ponto de venda, nós separamos algumas dicas para inovar no ponto de venda e assim, contribuir com a atração e fidelização dos consumidores do empreendimento.


Vitrine Digital

90% de toda informação que é processada pelo nosso cérebro é visual. Dessa forma, um plano de ação muito relevante para as lojas é começar a trabalhar a experiência do usuário antes mesmo dele entrar no estabelecimento.

A sinalização digital que realiza essa função da maneira mais assertiva é a vitrine digital, ela fica exposta para a parte externa, onde as pessoas estão de passagem e assim consegue atrair a atenção com seus conteúdos visuais, dinâmicos e com brilho otimizado, o que incentiva os consumidores a entrarem na loja para conhecer mais dos produtos ou das promoções que viram através dos anúncios.


Totem Interativo

Quando o cliente entra no ponto de venda ele provavelmente fica em contato com uma vasta variação de produtos com diversas características e preços, muitas vezes, se ele ainda não conhece a marca, essa variação de informações acaba sendo passada de maneira confuso para o consumidor, que não consegue assimilar todas as informações e acaba deixando de conhecer alguns produtos que poderiam ser do seu interesse.


Dessa forma, para melhorar a sua experiência é possível utilizar totens interativos, nos quais o usuário pode navegar para conhecer todos os produtos e as suas diferentes classificações, sendo possível também oferecer descontos ou promoções para incentiva-lo a efetuar a compra.


Testeiras Digitais

Após o usuário tomar conhecimento dos produtos disponíveis na loja ele buscará por alguns em específico que mais lhe despertaram o interesse, assim para facilitar sua busca, a loja pode utilizar testeiras digitais para comunicar onde se localiza cada uma das categorias e assim otimizar o tempo de cliente, o que o faz ir diretamente para o local desejado sem correr o risco de se perder ou ter dificuldades de encontrar a sessão correta.


Pontas de Gôndolas Digitais


Durante o deslocamento do cliente dentro da loja, uma ótima maneira de chamar a sua atenção para novidades ou promoções é por meio de pontas de gondolas digitais, essa localização dentro do ponto de venda é extremamente eficiente, já que é possível customiza-la de acordo com as especificações da loja para ter designs atrativos e que podem ser interativos com os usuários, despertando neles a curiosidade de querer conhecer os produtos que estão ali amostrados.


Display interativo nos caixas

Após o cliente ter tido interações customizadas com os produtos enquanto andava pela loja, chegou a hora de efetuar sua compra. Nesse momento, ainda é possível que o empreendimento continue investindo na experiencia do usuário, com a utilização de displays interativos nos caixas o empreendimento consegue atrair a atenção do usuário para técnicas de vendas upsell ou até mesmo sistemas de autoatendimento para que seu tempo seja otimizado e não tenha que esperar em uma fila.


Além disso o display interativo pode ser utilizado na saída das lojas para efetuar pesquisas de satisfação para entender como seus clientes se sentiram dentro do empreendimento e assim buscar constantemente maneiras de melhorar as suas experiências através destes feedbacks.


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